Filho de Natale Zamarian e de Arcangela Mio, nasceu no dia 27 de janeiro em Malafesta, San Michele al Tagliamento, unidade administrativa autônoma da subdivisão Venezia, parte integrante da macro região Veneto, Itália, no ano de 1842.

A união com Antonia Marcos, possivelmente aos 24 anos, é provável que tenha sido realizada em Portogruaro, da subdivisão Venezia, localizados dentro da região Veneto, Itália, por volta do ano de 1866.

Do relacionamento com Antonia Marcos, foram confirmados 5 descendentes.



Emigrou aos 50 anos, dia 1º de dezembro do ano de 1891, embarcando em Genova, Itália, no Vapor Duchessa di Genova com destino à Santos, Brasil, desembarcando no dia 3 de janeiro do ano seguinte, seguindo depois para Mococa, Estado de São Paulo, Brasil.

O patriarca Pietro juntamente com a esposa, a matriarca Antonia Marcos, deram início a primeira e uma das duas maiores ramificações de nossa genelogia no Brasil. Seu marco iniciou-se na cidade de Mococa, interior do Estado de São Paulo, região Sudoeste do Brasil, e hoje está espalhada por diversos pontos do país, sobretudo no norte do Estado do Paraná.

Faleceu com 71 anos em Mococa, fração integrante da subdivisão São Paulo, situados na região Sudeste, Brasil, no ano de 1913.