
Boletim Informativo nº 19
Relíquias do entendimento
Nunca me canso de afirmar aqui que, conhecer e se aprofundar em sua própria história, pode proporcionar respostas fundamentais para nossa caminhada. Quando um documento muito antigo passa pelo filtro necessário de tradução e compreensão, para então o definitivo posicionamento na genealogia, uma série de entendimentos são proporcionados, solucionando inúmeros enigmas tão almejados.
Nesta semana tive outra grata satisfação de receber da Diocese de Pordenone outros dois Batismos. Tratam-se dos pais de Valentino Zamarian e Domenica Biason (particularmente pais de meus tataravós). Com eles foi possível confirmar os pais da Domenica, Valentino Biason e Maddalena Biasin, esta última, que era tida como Blaseotto, sendo assim esse detalhe crucial na correção do sobrenome.
Ainda falando deste Batismo realizado em 13 de Janeiro de 1752. Infelizmente o registro não menciona o nascimento, como de costume em outros semelhantes, mas pesquisando a data, revelou-se que a Celebração foi realizada em uma quinta-feira, dia atípico, pois normalmente ritos assim costumeiramente são realizados no domingo, o que leva a crer que o nascimento foi muito próximo desta data, senão no mesmo dia. Vale a pena cifrar também que o Padrinho escolhido foi Biagio Zamarian e a Madrinha Maria (Biasin), esposa de Giovanni Maria Zamarian.
E porque chamo a atenção em relação ao Padrinho e Madrinha? Estamos falando do Batismo de Domenica BIASON, que evidentemente nem se imaginava que no dia 14 de fevereiro de 1776, aos 23 anos, celebraria o Sacramento matrimonial com Valentino Zamarian, ou seja, os tios do mesmo já haviam Batizado a futura esposa.
E não para por aí: no documento redigido pelo Pároco Francesco Covassini, Sacerdote da Paróquia de San Tommaso Apostolo, revelou ainda que Biagio era filho do finado Domenico, ou seja, contempla a lacuna paternal que ainda era uma incógnita, lançando mais um personagem na segunda geração provisória da nossa genealogia ao lado de Orsola Zamarian.
Agora contemplemos as informações extraídas do Batismo de Valentino Zamarian: ele também foi batizado em uma quinta-feira no dia primeiro de abril de 1751, sete meses antes da futura esposa, Domenica. Notem desta vez uma inversão no que diz respeito aos padrinhos: Biasio Biason e a madrinha Grazia Biason, com quase absoluta certeza, correlacionados a família de Domenica, identificando sempre uma proximidade grande entre ambas famílias que perdura até os momentos atuais.
O documento também revela dois novos personagens: O avô paterno, pasmem, outro Valentino Zamarian, e o avô materno Osvaldo Cecutto, este que também certamente é pai de Giulia, que juntamente com Giovanni Maria Zamarian deram início a toda descendência pertencente ao município de Precenicco, ou seja, duplo parentesco então. Além disso traz a correção do nome da mãe, antes tido como Valentina, agora Catarina.
Este novo Valentino, particularmente meu SÉTIMO AVÔ (Valentino ~1703 > Osvaldo ~1724 > Valentino 1751 > Osvaldo 1778 > Valentino 1829 > Osvaldo 1869 > Severo 1911 > Antonio 1936 > Antonio 1973), compõe agora também a segunda geração ao lado de Orsola e Domenico. Tudo leva a crer que são irmãos de Giovanni Maria, filho do primeiro componente base de toda nossa genealogia, Iseppo Zamarian.
É emocionante, em especial pela fé que professo, passada pelos meus pais, dando continuidade à minha filha, poder entender o quão significativo isso é, nos ajudando na nossa caminhada nos dias atuais e certamente na vida destes ancestrais, pelos séculos dos séculos, pois pelo pouco que estudei até agora, notamos juntos que, para vencer os desafios proporcionados nada fáceis, apenas com Deus seria possível. Foram as árduas etapas, atribulações, recomeços, sofrimentos e muita fé diante dos obstáculos para que então, nós, sementes oriundas deste processo, pudéssemos, registrar e testemunhar.
Poder contemplar essas celebrações, como nos caso de Valentino e Domenica, particularmente meus quintos avós, onde já se passaram duzentos e setenta e três anos, ou quase cem mil dias, olhando para os documentos, foi possível sentir algumas sensações valorosas dos respectivos nascimentos do dois para a fé.
Excelente semana a todos!
Shalom!