
Boletim Informativo nº 17
Batalhas e redenções
Cabe aqui ressaltar nesta nova relação de documentos localizados, o óbito de Teresa Michelin. Esposa de Osvaldo Zamarian (dos tantos já encontrados em nossa genealogia), mãe de Sabata, esta que se casou em 1893 com Giacomo Scussolin e no ano seguinte emigraram para o Brasil, se estabelecendo então em Piaçu, município de Muniz Freire, no Estado do Espírito Santo, Sudeste do país.
E não apenas porque recentemente tivemos importantes conexões com os descendentes aqui no Brasil, com a esperança de poder desenvolver esta ramificação como merece, mas porque vale ressaltar que foi uma verdadeira batalha a sobrevivência desta importante parte do binário. Dos onze filhos localizados de Teresa e Osvaldo, apenas quatro (contando com a Sabata) ficaram para prosseguir esta história. A maioria desses falecimentos foram no parto, sendo que os demais não chegaram a completar um ano de vida.
Esta é uma triste realidade retratada por mais de um século naquela época, denominando pelos estudiosos do tema como “Anos Fatais”, em que a situação caótica econômica daqueles idos, em virtude do descaso político administrativo nas trágicas gestões napoleônicas/austríacas em conjunto com a falta de condições básicas sanitárias adequadas, se tornaram uma prerrogativa que machucou, martirizou e assassinou vertiginosamente a população local.
Então quando nos deparamos muitas vezes com um comportamento bastante peculiar, por vezes rude ou melancólico retratados em nossos antepassados, é bem provável que sejam sequelas das situações vividas. E se você que pertence a esta genealogia está lendo isso, agradeça a Deus porque és um verdadeiro milagre.
Shalom!